Para nós, o conceito de sustentabilidade é elevar a eficiência económica à equidade social na difusão do conhecimento dos meios que agregam valores na preservação e manutenção do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável deve ser levado a sério, desejamos ao máximo atender às necessidades presentes, mas sem comprometer a sociedade, a economia e o ambiente futuro. É nesse contexto que surge esta rede de IRC, que vem fixar-se como uma plataforma de contacto entre os projectos sustentáveis, a tecnologia e as pessoas em direcção a um planeta mais eficiente, ecológico e justo.

Não existe rede de irc especialmente dedicada a projectos sustentáveis, investigação tecnológica e automação. Embora existam muitas redes de IRC, algumas com milhares de users, nenhuma segue uma filosofia clara quanto à necessidade urgente de promover, divulgar e por em contacto, o homem, a natureza e as máquinas.

O irc já existe há muitos anos e nunca acabou. Redes como a freenode mostram bem o potencial que o IRC aínda tem para dar. A tecnologia irc permite certas funções que outras vias de comunicação têm dificuldade em manter. Se tomar como exemplo o skype, o teamspeak ou mesmo o facebook, os recursos do seus computador começam a ficar mais limitados. Isto acontece porque estas tecnologias mais avançadas acabam por carregar o sistema. Enquanto que skype e outros programas de comunicação online são plataformas proprietárias, o IRC é um protocolo livre que funciona em qualquer dispositivo, ou sistema operativo.

Várias. A primeira novidade da nossa rede de irc é o serviço de bounce que permite não perder as suas conversas mesmo quando fica sem ligação à internet. No facebook ou no skype, pode consultar a conversa anterior, e mesmo receber mensagens offline. O irc do futuro faz exactamente a mesma coisa mas com o dobro da privacidade. A outra novidade na nossa rede de IRC é a venus que permite fazer pesquisas, automatizar processos, e agendar tarefas ou contactos. Nenhum dos seus actuais sistema de comunicação permitem funcionalidade com esta.

Provavelmente mais seguro que qualquer outra das formas de comunicação que usa actualmente. A rede de irc usa SSL para encriptação do tráfego entre o seu dispositivo e o servidor. Por outro lado a sua actividade na rede, como as conversas privadas não são guardadas nos nossos servidores, ao contrário de outras vias de comunicação como o gmail, o facebook ou mesmo mensagens de telemóvel.

  • A página chat-online permite um acesso imediato aos nosso canais de comunicação Chat e Voip.
  • O Plugin TVP para o chrome desenvolvido pela futuragora tem um popup direto para os canais de chat.
  • A plataforma FuturAI tem um botão directo para abrir e fechar o chat da #futuragora.
  • Poderá abrir apenas o IRC web Chat sem qualquer outro aditivo para se estiver numa rede ou dispositivo móvel aceder das forma mais leve.
  • Pode também aceder ao nosso canal através da rede IRC (irc.futuragora.pt) mas é necessário um aplicativo cliente de IRC. Existem diversas opções. Algumas delas são: Ircle para Mac, mIRC para Windows, Xchat para Gnu/Linux. Se usar um cliente de irc deverá ligar-se ao servidor irc.futuragora.pt usando o comando "/server irc.futuragora.pt".
  • A Futuragora fornece um acesso bounce (ZNC) ao canal que permite que um utilizador que não esteja online ou ligado à rede possa receber posteriormente as mensagens e conversas que lhe possam interessar. Clique futuragora.pt ZNC WebChat para entrar no chat da sua conta de irc através desta página. Para aceder à sua conta ZNC usando um cliente de irc deverá ligar-se ao servidor com o comando /server futuragora.pt 3001 e depois colocar os seus dados com o comando /quote pass user:palavrapasse. Desta forma quando se ligar pode aceder às ultimas conversas e mensagens.

  • Comando de acesso directo:
    • /server futuragora.pt 3001 user:pass

  • Também poderá configurar a sua conta ZNC no painel de administração.